Um velho ditado diz que “as aparências enganam”. Embora essas palavras sejam difundidas pela cultura popular e não tenham comprovação científica, elas fazem certo sentido quando se trata da verdadeira aparência de figuras históricas famosas. Personalidades como Jesus Cristo, Cleópatra, Shakespeare e Bach se tornaram célebres por suas vidas e feitos extraordinários. No entanto, suas imagens nem sempre condizem com a realidade: é possível que os artistas do passado tenham sido generosos demais ao retratar esses grandes nomes da História. Em estudos recentes, antropólogos e especialistas em reconstrução facial utilizaram tecnologias e ferramentas avançadas, com o intuito de descobrir como esses personagens realmente eram. Por meio de análises minuciosas envolvendo obras de arte e outras descobertas, foi possível reconstruir o rosto de importantes figuras históricas.
Tutancâmon

Tutancamon
Talvez você só conheça Tutancâmon pelo nome, mas nunca pesquisou sua história a fundo. Esse icônico faraó egípcio ocupou o poder entre os anos 1332 e 1323 a.C., em um reinado que marcou a Antiguidade. Também chamado de Rei Tut, esse incrível personagem histórico assumiu a liderança do Egito ainda na infância, por volta dos dez anos de idade. Sua tumba permaneceu perdida por 3.200 anos, até que um arqueólogo britânico a encontrou.
A Verdadeira Aparência De Tutancâmon
Com a descoberta da tumba de Tutancâmon, estudiosos foram capazes de revelar novas informações sobre este intrigante personagem histórico. Analisando o DNA contido na múmia do faraó egípcio, cientistas constataram que ele, na verdade, foi um homem com saúde relativamente frágil. Além de ter contraído malária em muitas ocasiões, o Rei Tut também sofria com graves doenças nos ossos e tinha os pés achatados. Isso explica as estátuas e pinturas que representam Tutancâmon sempre sentado.

A Verdadeira Aparencia De Tutancamon